BOI CORRE CAMPO - CAMPEÃO DO 59º FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS.

ITENS


Item 01 - APRESENTADOR: Pessoa encarregada de passar aos jurados e ao público o desenvolvimento da apresentação nas alegorias, tribos, lendas e rituais. Enfim, todos os acontecimentos da arena. É o mestre de cerimônias. Item defendido por Carlinhos do Boi desde 2012, que também já defendeu o item Levantador de Toadas nos anos de 1994 e 1995.

Item 02 - LEVANTADOR DE TOADAS: É a personagem que tem a responsabilidade de conduzir a parte musical do espetáculo, cantando e interpretando as toadas. Item defendido por Edilson Santana desde 2016.


Item 03 - SINHAZINHA DA FAZENDA: É a filha do dono da fazenda, o Amo do Boi. Menina bonita, dócil, carismática, que é apaixonada pelo Boi de estimação de seu pai, o Boi Corre Campo. Usa indumentária de época, estilizada, e possui um bailado único, de singela beleza. Item defendido por Vanessa Costa desde 2014.

Item 04 - RAINHA DO FOLCLORE: Figura feminina que representa a sua associação, o seu Boi Bumbá, no Festival Folclórico.Pode ter característica indígena ou cabocla, de acordo com o tema apresentado. Item defendido por Jennifer Santos desde 2017.


Item 05 - PORTA-ESTANDARTE: Figura feminina responsável em carregar o símbolo maior da sua associação, o ESTANDARTE. Sua evolução é caracterizada pela garra e paixão na maneira de reverenciar o estandarte, respeitando a tradição do Boi Corre Campo. Item defendido por Danielle Vesta desde 2017.


Item 06 - CUNHÃ PORANGA: É a índia mais bonita da tribo. Guerreira, mística, encanta com sua beleza e garra ao bailar, transmitindo sensualidade e alegria. Tem o espírito guerreiro do líder Ajuricaba. Item defendido por Rosane Evellyn desde 2017.

Item 07 - TRIBO INDÍGENA: Tribo que, em sua apresentação, veste-se com indumentárias características de suas etnias, portando adereços e expressando seus costumes culturais através de uma coreografia sincronizada.

Item 08 - LENDA: Estória contada pelo caboclo ou pelo índio. É uma tradição popular amazônica contada pelos Bumbás através de cênicas e alegorias.


Item 09 - BATUCADA: Composta de 200 ritmistas, esta orquestra de percussão é responsável pelo ritmo das toadas. Item regido por Félix Klinger desde 2005 e Francisnaldo Pinheiro desde 2013.


Item 10 - AMO DO BOI: É o dono da fazenda. Repentista, tira seus versos exaltando seu Boi, as personagens em destaque, o tema proposto ou desafiando o Amo do Boi contrário, sem citar nomes ou ofender de forma pejorativa a Associação Folclórica co-irmã. Item defendido por Prince do Boi, que já defendeu este item em 2013, e o item Levantador de Toadas em 2014 e 2015.


Item 11 - EVOLUÇÃO DO BOI: É o conjunto formado pelo Miolo e pelo Boi de Pano, onde o Miolo através de sua destreza realiza várias manobras tentando imitar os movimentos de um Boi real. Item defendido pelo Paulo Lisboa desde 2008.

Item 12 - AUTO DO BOI: Conta a história de vida, morte e ressurreição de um Boi. Durante a gravidez, Catirina tem o desejo de comer a língua do Boi mais bonito da fazenda, e seu marido realiza o seu desejo. Juntam-se várias personagens que vivem a situação no drama.

Item 13 - TOADA (LETRA E MÚSICA): Toada escolhida pela Associação, na qual aborda o tema apresentado. Este item é defendido pelo Levantador de Toadas, junto com a Batucada.

Item 14 - ALEGORIA: É toda a parte de cenários na apresentação, podendo ser enriquecidas com a figura humana e sua cênica. Retratam o contexto que está sendo apresentado, no intuito de despertar a essência e a magia do espetáculo apresentado.


Item 15 - PAJÉ ou XAMÃ: É a figura mais respeitada pelos índios, pois é o curandeiro. Faz sua coreografia através de gestos que representem o rito de cura, abençoando a tribo e o Boi. Item defendido por Fabiano Alencar desde 2015.

Item 16 - RITUAL: Manifestação indígena de crença de uma tribo com a participação do Pajé ou Xamã, para curar ou abençoar, apresentado através de alegorias e cênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário